domingo, 7 de outubro de 2012

53. Função ProcH (Procura Horizontal)

53. Função ProcH (Procura Horizontal)
Definição: Localiza um valor especifico na linha superior de uma tabela ou matriz e retorna um valor na mesma coluna de uma linha especificada na tabela ou matriz. Use PROCH em vez de PROCV quando os valores da comparação estiverem posicionados em uma co-luna a esquerda dos dados que você quiser localizar.
O H em PROCH significa "Horizontal".
Sintaxe
PROCH(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_lin;procurar_intervalo)
Valor_procurado: é o valor a ser localizado na primeira linha da matriz de dados. Pode ser um valor, uma referência ou uma seqüência de caracteres de texto, desde que esteja entre ― ― (aspas).
Importante: Deve obrigatoriamente estar na primeira linha.
Matriz_tabela é a tabela de informações em que os dados são procurados.
Use uma referência para um intervalo ou nome de intervalo.
Num_índice_lin é o número da linha que está o resultado que a função deverá retornar. O índice inicia-se em 1 (sendo a primeira linha) e sucessivamente até a última linha dos dados.
procurar_intervalo é o modo que a função irá retornar os dados. É um valor lógico (Verdadeiro ou falso), que indicará se a função retornará o valor exato ou o aproximado.
Utilize 0 (zero) para a procura exata do valor ou 1 (um) para pesquisa apro-ximada.
Para que o retorno seja EXATO (Verdadeiro), os valores na primeira linha de matriz_tabela deverão estar em ordem crescente, da esquerda para a di-reita; caso contrário, PROCH pode não retornar o valor correto.
Se procurar_intervalo for FALSO, matriz_tabela não precisará ser ordenada.
Possíveis erros:
#VALOR! – quando núm_índice_lin for menor do que 1
#REF! – se núm_índice_lin for maior do que o número de linhas em matriz_tabela
#N/D – quando o valor não é encontrado em matriz_tabela.
Para a explicação deste conteúdo, utilizaremos uma planilha independente com a seguinte caracte-rística:
Ordem das planilhas no arquivo:

Planilha de Clientes:

Planilha de Produtos:

Planilha de Pedidos:


Os campos demarcados com a cor verde são funções ProcH;
 Os campos demarcados com a cor cinza são os campos que o usuário irá alterar;

regras importantes para o PROCH:
1. A informação procurada pelo PROCH deverá ser a primeira linha da área de seleção (valor_procurado), pois é a partir da primeira linha que o PROCH vai ―rolar‖ o pontei-ro, buscando horizontalmente a informação.
2. Ao encontrar a informação o ponteiro desloca-se somente para baixo, buscando infor-mações que estão nas linhas abaixo de onde núm_índice_linha deverá ser contado a partir da primeira linha da seleção. Se a seleção inicia-se na linha 4 por exemplo, a con-tagem do índice deve começar em 1 (um) a partir da linha 4.
3. Quando o argumento procurar intervalo estiver definido em 1 (VERDADEIRO) os da-dos da primeira linha da seleção dos dados deverá estar classificada em ordem crescen-te, pois poderá haver diferenças no resultado apresentado.

4. Deverá ser utilizado como critério de busca para o PROCH somente dados que não se repetem no banco de dados, por exemplo, um número de CPF não pode ser atribuído para mais de um contribuinte, um número de RG não pode ser atribuído para mais de uma pessoa, um código de peça não pode ser igual a outra e assim por diante. Se o seu banco de dados não tiver dados únicos devemos então ―gerar‖ uma chave que não se repita através da concatenação de mais de uma informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates