domingo, 7 de outubro de 2012

54. Função Índice

54. Função Índice
A função índice retorna um valor ou a referência para um valor dentro de uma tabela ou inter-valo.
A função índice possui duas formas de utilização. A primeira forma é quando utilizamos a fun-ção com referências de células. A segunda forma é a matricial.
Definição de Matricial: Matriz utilizada para criar fórmulas únicas que produzem vários resul-tados ou que operam em um grupo de argumentos organizados em linhas e colunas.
Para exemplificar, veja em que situações você utilizaria as formas:
Se quiser                                                                                           Utilize
Retorna o valor de uma célula ou matriz de células especificada          Forma matricial
Retorna a referência para células especificadas                                   Forma de referência

Forma matricial
Retorna o valor de um elemento em uma tabela ou matriz selecionado pelos índices de número de linha e coluna.
Use a forma de matriz se o primeiro argumento de ÍNDICE for uma constante de matriz (Por exemplo um conjunto de células - a1:a10)
Sintaxe: =ÍNDICE(matriz; num_linha; num_coluna)
Matriz: é um intervalo de células ou uma constante de matriz.
Se a matriz contiver apenas uma linha ou coluna, argumento núm_linha ou núm_coluna cor-respondente é opcional.
Se a matriz tiver mais de uma linha e mais de uma coluna e apenas núm_linha ou núm_coluna for usado, ÍNDICE retornará uma matriz referente à linha ou coluna inteira da matriz.
Núm_linha seleciona a linha na matriz a partir da qual um valor deverá ser retornado. Se núm_linha for omitido, núm_coluna é obrigatório.
Núm_coluna seleciona a coluna na matriz a partir da qual um valor deverá ser retornado. Se núm_coluna for omitido, núm_linha é obrigatório.
Observações:
 Se os argumentos núm_linha e núm_coluna forem usados, ÍNDICE retornará o valor contido na célula que estiver no ponto de interseção entre núm_linha e núm_coluna.
 Se você definir núm_linha ou núm_coluna como 0 (zero), ÍNDICE retornará a matriz de valores referente à coluna ou linha inteira, respectivamente. Para usar valores retor-nados como uma matriz, insira a função ÍNDICE como uma fórmula de matriz em um intervalo horizontal de células para uma linha e em um intervalo vertical de células para uma coluna. Para inserir uma fórmula de matriz, pressione CTRL+SHIFT+ENTER.
 Núm_linha e núm_coluna devem fazer referência a uma célula dentro de uma matriz,
caso contrário, ÍNDICE retornará o valor de erro #REF!.
Exemplo1: Em uma matriz de dados, gostaríamos de localizar um valor. No conjunto ao lado, gos-taria de, através de uma posição em uma tabela, retornar o valor armazenado na coluna e linha informada. Retornar o valor encontrado na linha 5, coluna 2.




Para a função =ÍNDICE(A2:C7;2;3) o resultado seria Mídia Gravável (célula C3)
Para a função =ÍNDICE(A2:C7;4;2) o resultado seria DRD-RW (célula B5)
Forma Referência
Retorna a referência da célula na interseção de linha e coluna específicas. Se a referência for formada por seleções não-adjacentes, você pode escolher a seleção que deseja observar.
Sintaxe: =ÍNDICE(ref; núm_linha; núm_coluna; núm_área)
Ref = é uma referência a um ou mais intervalos de células.
Observação: 1) Se você estiver inserindo um intervalo não adjacente para a ref, coloque ref entre parênteses. 2) Se cada área na referência contiver apenas uma linha ou coluna, o ar-gumento núm_linha ou núm_coluna, respectivamente, será opcional. Por exemplo, para uma referência de linha única, use ÍNDICE(ref;;núm_coluna).
Núm_linha é o número da linha em ref de onde será fornecida uma referência.
Núm_coluna é o número da coluna em ref de onde será fornecida uma referência.
Núm_área seleciona um intervalo em ref do qual deve ser retornada a interseção de núm_linha com núm_coluna. A primeira área selecionada ou inserida recebe o número 1, a se-gunda recebe o número 2, e assim por diante. Se núm_área for omitido, ÍNDICE usa-rá a área 1.
Por exemplo, se ref descrever as células (A1:B4;D1:E4;G1:H4), então núm_área 1 repre-sentará o intervalo A1:B4, núm_área 2 representará o intervalo D1:E4 e núm_área 3 representará o intervalo G1:H4.
Exemplo:














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates