domingo, 7 de outubro de 2012

55. Função Corresp

55. Função Corresp
Retorna a posição relativa de um item em uma matriz que coincide com um valor especifi-cado em uma ordem específica.
Use CORRESP em vez de uma das funções PROC quando você precisar da posição de um item em um intervalo ao invés do item propriamente dito.
Sintaxe: =CORRESP(valor_procurado; matriz_procurada; tipo_correspondência)
Valor_procurado é o valor utilizado para localizar o valor desejado em uma tabela.
Matriz_procurada é um intervalo contíguo de células que contêm valores possíveis de procura.
Tipo_correspondência é o número -1, 0 ou 1. Tipo_correspondência especifica como o Excel cor-responde a valor_procurado com os valores contidos em ma-triz_procurada.
Obsevações:
 Se tipo_correspondência for 1, CORRESP localizará o maior valor que for menor do que ou igual a valor_procurado. Matriz_procurada deve ser posicionada em ordem Crescente;
 Se tipo_correspondência for 0, CORRESP localizará o primeiro valor que for exatamente igual a valor_procurado.
Alessandro Trovato
Treinamentos Corporativos Apostila Excel 2007
ANOTAÇÕES
Página: 77 / 179
 Se tipo_correspondência for -1, CORRESP localizará o menor valor que seja maior ou i-gual a valor_procurado. Matriz_procurada deve ser posicionada em ordem decrescente:
 Se tipo_correspondência for omitido, será equivalente a 1.
Comentários
 CORRESP não faz distinção entre letras maiúsculas e minúsculas quando estiver fazendo a correspondência entre valores de texto.
 Se CORRESP não conseguir localizar um valor coincidente, ele fornecerá o valor de erro #N/D.
 Se tipo_correspondência for 0 e valor_procurado for um texto, valor_procurado poderá conter os caracteres curinga asterisco (*) e ponto de interrogação (?). Um asterisco corres-ponde a qualquer seqüência de caracteres; um ponto de interrogação corresponde a qual-quer caractere individual.
Exemplo



Utilizando as funções CORRESP e ÍNDICE na mesma fórmula
Uma forma mais prática de utilizarmos as funções ÍNDICE e CORRESP é utilizando as duas funções juntas.
Podemos localizar informações em qualquer ponto do banco de dados quando essas duas funções são utilizadas, com isso eliminamos algumas restrições do PROCV à procura de dados.
No exemplo abaixo simulei a utilização inicial-mente das funções ÍNDICE e CORRESP separadas.
Observe na primeira parte do exercício que inici-almente devo digitar o Estado que desejo encontrar.
Para localizar a linha da minha base de dados uti-lizei a função CORRESP onde C1 é a célula onde tenho o Estado desejado. F2:F28 é minha matriz de dados, obser-ve que selecionei a partir da segunda linha, desprezando a linha de título da minha tabela.


O parâmetro 0 (zero) indica a busca exata. Como resultado para a fórmula encontramos o valor 26, ou seja, a sigla do estado de São Paulo aparece na linha 26 (contados a partir da minha seleção, ou seja, a partir de A2).
Na segunda parte precisei utilizar a função ÍNDICE para retornar a informação desejada pois o CORRESP só retorna a posição da minha informação na matriz de dados.
Para retornar o Estado utilizei a função = ÍNDICE(F2:H28;D3;2).
Observe que o parâmetro D3, ou seja, o número da linha foi obtido através da função CORRESP em D3. Podemos utilizar as 2 funções juntas para retornar o resultado. Veja abaixo.
UTILIZANDO APENAS UMA CÉLULA PARA O RESULTADO
Ao contrário da função acima, utilizaremos agora apenas uma célula para a apresentação do resultado esperado.










Para apresentar o Estado utilizamos a seguinte fórmula:
=ÍNDICE(F2:H28;CORRESP(C1;F2:F28;0);2)
Observe que para trazer o número da linha onde está o estado desejado (RN conforme o exemplo), substitui o segundo argumento da função ÍNDICE pela função CORRESP. Neste caso a função retorna o número da linha onde a informação procurada está. A função ÍNDICE traz essa informação para a célula.
OBSERVAÇÃO:
As células de F2 até H28 poderiam ter sido nomeadas por exemplo para ESTADO através do comando de ATRIBUIR NOME conforme já visto nesta apostila. No caso de atribuição de nomes, a função acima ficaria desta forma:
=ÍNDICE(ESTADOS;CORRESP(C1;ESTADOS;0);2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates