quarta-feira, 24 de outubro de 2012

73. Solver

O Solver faz parte de um conjunto de programas chamado de ferramentas de análise hipo-tética. Nessa mesma categoria está o recurso Tabela e Atingir Meta (já visto anteriormente).
O recurso Atingir Meta permitia que somente uma variável fosse alterada para atingir o re-sultado esperado, neste caso, com o Solver poderemos utilizar várias células variáveis para chegar ao resultado final. Projeções de lucros, despesas, faturamento, finanças entre outras aná-lises poderão ser realizados pelo Solver.
Com o Solver você pode localizar um valor ideal para uma fórmula em uma célula em uma planilha. O Solver trabalha com um grupo de células relacionadas direta ou indiretamente com a fórmula na célula de destino. O Solver ajusta os valores nas células variáveis que você especi-ficar — chamadas de células ajustáveis — para produzir o resultado especificado por você na fórmula da célula de destino.
Você pode aplicar restrições para os valores que o Solver poderá usar no modelo e as res-trições podem se referir a outras células que afetem a fórmula da célula de destino.
Use o Solver para determinar os valores máximo e mínimo de uma célula pela alteração de outras células, ou ainda defina um valor que deverá ser o resultado apresentado.
O Solver é um suplemento do Excel e devemos carregá-lo quando quisermos utilizá-lo. Se a instalação do seu Excel foi realizada como Completa não será necessário o CD de instalação do Office, caso contrário, tenha ele em mãos.
Para carregar o Solver.
1. Clique no botão Office
2. Clique no botão Opções do Excel
3. Clique na opção Suplementos, localizado a esquerda do menu.
4. Clique no botão Ir. A janela abaixo será exibida.











5. Clique na opção Solver.
6. Clique no botão OK.
7. Clique na guia Dados
8. Localize a galeria Análise.
9. Um novo botão foi inserido chamado Solver.
Para entender o conceito inicial, vamos fazer um exemplo. Crie a planilha abaixo. O exem-plo é uma projeção de maximização de lucros de uma empresa com base em peças produzidas e de uma demanda apresentada.


Conteúdo das células com fórmulas:
Célula B15 =SOMARPRODUTO(C2:C13;D2:D13)
Célula B16 =SOMARPRODUTO(C2:C13;G2:G13)
Célula B17 =SOMARPRODUTO(C2:C13;H2:H13)
Célula B19 =SOMARPRODUTO(C2:C13;F2:F13)
Para abrir o Solver:
1. Clique no Dados
2. Localize a guia Análise













Tolerância: A porcentagem através da qual a célula de destino de uma solução atendendo às restrições de número inteiro pode divergir do valor ideal e ainda ser considerada aceitável. Esta opção é aplicada somente aos problemas com restrições de número inteiro. Uma tolerância mais alta tende a acelerar o processo de so-lução.
Convergência: Quando a alteração relativa no valor da célula de destino é menor que o número exibido na caixa Convergência para as cinco últimas iterações, o Solver pára. A convergência é aplicada apenas aos problemas não-lineares e deve ser indicada por um número fracionário entre 0 (zero) e 1. Uma con-vergência menor é indicada quando o número inserido tem mais casas decimais. Quanto menor o valor da convergência, mais tempo será necessário para o Solver encontrar uma solução.
Presumir modelo linear: Selecione esta opção para acelerar o processo de solução quando todas as rela-ções no modelo forem lineares e você desejar resolver um problema de otimização linear.
Mostrar resultado de iteração: Selecione esta opção para instruir o Solver a fazer uma pausa e exibir os resultados de cada iteração.
Usar escala automática: Selecione esta opção para usar a escala automática quando as entradas e saídas tiverem tamanhos muito diferentes — por exemplo, quando a maximização da porcentagem de lucros estiver sendo feita com base em investimentos de milhões de dólares.
Presumir não negativos: Faz com que o Solver assuma um limite inferior 0 (zero) para todas as células ajus-táveis para as quais não foi definido um limite inferior na caixa Restrição da caixa de diálogo Adicionar Res-trição.
Estimativas: Especifica a abordagem usada para obter as estimativas iniciais das variáveis básicas em cada pesquisa unidimensional.
Tangente: Usa a extrapolação linear de um vetor tangencial.
Quadrática: Usa a extrapolação quadrática, que pode melhorar os resultados em problemas altamente não-lineares.
Derivadas: Especifica a diferenciação usada para estimar as derivadas parciais das funções de objetivo e de restrição.
Adiante: É usada na maioria dos problemas em que os valores de restrição são alterados com relativa lenti-dão.
Central: É usada em problemas em que as restrições são rapidamente alteradas, principalmente perto dos limites. Embora esta opção exija mais cálculos, ela poderá ser útil quando o Solver retornar uma mensagem informando que não pôde melhorar a solução.
Pesquisar: Especifica o algoritmo que será usado em cada iteração para determinar a direção da pesquisa.
Newton: Usa um método quasi-Newton que geralmente exige mais memória e bem menos iterações que o método gradiente Conjugado.
Conjugado: Requer menos memória que o método Newton, mas geralmente necessita de mais iterações para atingir um determinado nível de precisão. Use esta opção quando houver um problema sério e a quantidade de memória disponível for uma preocupação, ou quando o progresso através das iterações ficar lento.
Carregar modelo:Exibe a caixa de diálogo Carregar Modelo, em que você pode especificar a referência para o modelo que deseja carregar.
Salvar modelo: Exibe a caixa de diálogo Salvar Modelo, em que você pode especificar onde deseja salvar o modelo. Clique nesta caixa somente quando você desejar salvar mais de um modelo com uma planilha — o primeiro modelo é salvo automaticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates