terça-feira, 23 de outubro de 2012

algumas funções importantes para seu portifólio

Função PROCV
Esta função é extremamente útil, mas sempre gera dúvidas nas pessoas. Basicamente, ela faz uma procura vertical de dados. Com ele, é possivel procurar um valor específico dentro de um intervalo (matriz). Um bom exemplo de aplicação do PROCV é o calculo de INSS em uma folha de pagamento, pois dependendo do valor bruto do salário, a alíquota sofre variação. Ou uma lista de compras, na qual existe uma relação de produtos com seus valores unitários.

Sintaxe:
PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)

Onde:

Valor_procurado: recebe o valor a ser procurado, por exemplo, deve indicar a célula onde está o nome do produto em uma lista de compras.

Matriz_tabela: recebe uma matriz contendo duas ou mais colunas de dados. Os valores na primeira coluna indicada na matriz_tabela são os procurados por valor_procurado. O campo pode receber texto, números ou valores lógicos.



núm_índice_coluna: indica qual coluna da matriz_tabela que a função PROCV irá retornar. Esse campo é o que garante que, ao procurarmos pelo nome de um produto, o que será retornado é seu valor e não seu próprio nome.

Procurar_intervalo: define se a procura será exata ou não. Para uma busca exata, use VERDADEIRO, caso contrário use FALSO.

Dica: para busca aproximada, o Excel parte do principio que a matriz está ordenada.

Vamos ver como funciona, na prática, com uma planilha de compras:
Foto: Reprodução

Planilha de compras usando a função PROCV para coletar o preço unitário dos produtos. (Foto: Reprodução)

Repare que a função utiliza o campo Produto da lista de pedidos e depois marca uma matriz que contempla os produtos e preços da lista de preços. O Índice da coluna está definido como "2", ou seja, será exibido o conteúdo de preço quando este encontrar o produto. Por fim, é definido o parâmetro verdadeiro, ou seja, a função só irá retornar alguma coisa se o campo procurado existir exatamente da mesma forma na matriz.

Para mais detalhes da função PROCV, recomendo a leitura deste artigo.


Função SE
Essa função é muito conhecida dos programadores de computador. A função SE determina condições para um resultado. A melhor forma de entendê-la é “falando” o que ela faz. Por exemplo: se a nota do aluno for maior do que 5, então ele está aprovado. Caso contrário, está reprovado. Ou algo mais elaborado como aquela boa e velha escala: Ruim, regular, bom e ótimo. Vamos ver como isso funciona:

Sintaxe:
SE(condição; condicao_atendida; condicao_nao_atendida)

Condição: Aqui recebe a condição para obter o resultado. A condição é composta por: valor base, operador de comparação e base de comparação. Vejamos na prática: Nota > 5. Ou mesmo pode se referenciar a uma célula A3 > B7. Sendo A3 recebe a nota do aluno e B7 recebe um valor de nota.


condicao_atendida: recebe a mensagem de que será retornada caso a condição seja atendida, no caso das notas, aqui entraria um “aprovado”.


condicao_nao_atendida: recebe a mensagem de que retornará caso a condição não foi atendida. Por exemplo, os alunos com nota 4 serão reprovados.


Dica: as condições atendidas e não atendidas podem receber outras funções, até mesmo a própria função SE. Abaixo, podemos ver um exemplo de avaliação de alunos de Ruim até Excelente:
Foto: Reprodução

A função SE é muito útil para professores. (Foto: Reprodução)

Repare que a função verifica se a nota é igual ou acima de 8. Caso for, indica uma nota boa. Antes de retornar o “bom”, ela verifica se o aluno tirou 10, caso afirmativo, mostra “Excelente”, caso contrário (ou seja, é menor que 8) ela novamente verifica se a nota é maior ou igual a 4. Se for, mostra regular, caso contrário, retorna "ruim".


Função SOMARPRODUTO
Função muito útil para listas de compras. A função, basicamente, faz a multiplicação dos valores das linhas de uma matriz e soma os resultados dessa operação.


Vejamos na prática:


Menu de opções em combo box (lista suspensa)
Ideal para planilhas de controle, como as de gastos, compras etc. A pessoa cria uma lista de coisas e associa a outra planilha. Ao clicar no campo um menu tipo combo box, aparece as opções predeterminadas. Veja agora como criar tal menu:

Em uma coluna, digite os itens que vão aparecer no menu, um em cada célula. Clique na célula que deseja inserir a lista suspensa, vá à Guia Dados e clique na opção Validação de dados. Na aba configurações, selecione o item lista no combo box intitulado permitir. Clique no botão ao lado dá área fonte e selecione todas as células que deseja incluir na lista. Clique em OK. Pronto, a lista estará montada, como podemos ver abaixo:
Foto: Reprodução

SOMARPRODUTOS evita múltiplos cálculos. Uma função multiplica e soma os resultados. (Foto: Reprodução)

Função DATADIF

Calcula o número de dias, mês ou anos entre duas datas. Essa função é fornecida por compatibilidade com o Lotus 1-2-3.

Sintaxe

DATADIF(data_inicial,data_final,unidade)
Data_inicial     Uma data que representa a primeira, ou inicial, data do período. As datas podem ser inseridas como seqüências de caracteres de texto entre aspas (por exemplo, "2001/1/30"), como números de série (por exemplo, 36921, que representa 30 de janeiro, 2001, se você estiver usando o sistema de data 1900), ou como os resultados de outras fórmulas ou funções (por exemplo, DATA.VALOR("2001/1/30")).
Data_final     Uma data que representa a última, ou final, data do período.
Unidade     O tipo de informação que você deseja retornar:
Unidade Retorna
"Y" O número de anos completos no período.
"M" O número de meses completos no período.
"D" O número de dias no período.
"MD" A diferença entre os dias na data_inicial e data_final. Os meses e anos das datas são ignorados.
"YM" A diferença entre os meses na data_inicial e data_final. Os dias e anos das datas são ignorados.
"YD" A diferença entre os dias da data_inicial e data_final. Os anos das datas são ignorados.

Comentários

  • As datas são armazenadas como números de série seqüenciais de forma que possam ser usadas em cálculos. Por padrão, 31 de dezembro, 1899 é o número de série 1, e 1 de janeiro, 2008 é o número de série 39448 porque é 39.448 dias após 1 de janeiro, 1900.
  • A função DATADIF é útil em fórmulas em que você precisa calcular uma idade.

Exemplos

Data_inicial Data_final Fórmula Descrição (Resultado)
1/1/2001 1/1/2003 =DATADIF(Data_inicial,Data_final,"Y") Dois anos completos no período (2)
1/6/2001 15/8/2002 =DATADIF(Data_inicial,Data_final,"D") 440 dias entre 1 de junho, 2001 e 15 de agosto, 2002 (440)
1/6/2001 15/8/2002 =DATADIF(Data_inicial,Data_final,"YD") 75 dias entre 1 de junho e 15 de agosto, ignorando os anos das datas (75)
1/6/2001 15/8/2002 =DATADIF(Data_inicial,Data_final,"MD") A diferença entre 1 e 15 — o dia da data_inicial e o dia da data_final — ignorando os meses e os anos das datas (14)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates