quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Saiba qual tipo de gráfico representa melhor os seus dados no Excel 2007


Quantas vezes você já ficou em dúvida sobre qual gráfico usar nos seus trabalhos e apresentações? Não se sinta mal, isso acontece com muita frequência. Afinal, o Excel 2007 possui várias opções de gráficos para você criar. Porém não são todos os gráficos que podem ser usados em uma determinada situação. Neste artigo você vai ver quais gráficos são recomendados para cada necessidade que você possa ter.

Mas antes de começarmos, você precisa saber de três conceitos importantes que constituem os gráficos do Excel 2007. O primeiro deles é o “ponto de dados”. Este elemento é representado pela combinação de dados obtidos da sua tabela e é o resultado da correlação do valor em X e Y. O segundo é a “série de dados”. Uma série de dados é composta por uma tabela de valores listados em colunas ou linhas. Cada coluna ou linha com valores é chamada de série. O terceiro e último conceito é o “marcador de dados”. Os marcadores de dados são elementos gráficos usados para representar os pontos de dados.

Sabendo destas informações, vamos aos tipos de gráfico:

Colunas

Sem dúvida este é um dos tipos de gráfico mais usados no Excel desde as suas primeiras versões. Este gráfico é bastante simples afinal, compara os valores em diferentes séries. Isto é, cruza as informações de acordo com a quantia presente em determinada categoria. Se você precisa informar seus recursos para a realização de uma tarefa durante a reunião para a liberação de verbas da sua empresa, este gráfico pode ajudar bastante. Afinal, ele separa em colunas verticais a quantidade de acordo com a categoria em que o valor foi colocado.
Este tipo de gráfico permite que a coluna seja mista. Isto significa que os valores de cada categoria podem ficar no mesmo elemento gráfico. O que os diferencia é a cor da legenda, que sempre vai destacar um elemento do outro para que não haja confusões. Nem sempre os elementos gráficos serão colunas retangulares inseridas verticalmente, muitas vezes pode ser cones, cilindros e pirâmides seguindo o mesmo esquema do modelo original.


Pizza


Na segunda posição dos gráficos mais utilizados pelos usuários vem o modelo “Pizza”. O nome já é bastante explicativo, mas para quem nunca teve contato com este tipo de gráfico, ele funciona da seguinte maneira: é preciso ter duas ou mais categorias e um valor correspondente para cada uma delas. Nesta nova edição do Excel, o gráfico “Pizza” ganhou uma novidade, a opção “Pizza de pizza” e “Barra de pizza”. Quando há um grande valor secundário, este passa a ser exibido em uma barra ou pizza logo ao lado da principal, de maneira que o dado complemente a primeira de demonstração.
Este modelo de gráfico torna mais fácil a visualização dos dados, afinal consegue dividir bem cada pedaço para uma determinada proporção. Assim, qualquer pessoa consegue dimensionar as quantidades referentes às categorias inseridas na tabela de origem. Os gráficos “pizza” ainda permitem que você enfatize alguma fração, porém só é possível fazê-lo em gráficos “pizza” em 3D. Para destacar um pedaço, clique sobre ele e arraste.
Os gráficos secundários “pizza de pizza” e “barra de pizza” são resultado da extração de dados da primeira “pizza” e têm a finalidade de destacá-los. Normalmente a primeira “pizza” apresentará grupos bem distintos, sendo que um deles será destacado – normalmente, é o que possui o maior número dentro da sequência de dados. A especificação dos valores que compõem a fatia maior da “pizza” primária estarão na barra ou na “pizza” secundária.

Barras

Os gráficos de barra assim como os de coluna e “pizza” são os mais utilizados. Isso porque os três possuem uma disposição que facilita muito na compreensão dos dados ali representados. O funcionamento deste tipo de gráfico pouco difere do gráfico em colunas. Isto porque os dois trabalham com informações lineares que podem ser compreendidas horizontalmente – no caso dos gráficos em barras. O uso deste tipo de gráfico é aconselhado quando é preciso trabalhar com rótulos muito longos ou então os eixos utilizados estão relacionados ao tempo de duração de alguma experiência. O gráfico em barras é bastante utilizado em apresentações de pesquisa de intenção de votos ou opinião pelas redes de televisão.

Este tipo de gráfico também possui subtipos, que, aliás, são os mesmos do gráfico em colunas. Os subtipos são:
  • Barras agrupadas e barras agrupadas em 3D: exibem três categorias colocadas no eixo vertical e os valores no eixo horizontal – muito útil para comparação rápida de valores.
  • Barras empilhadas e barras empilhadas em 3D: reúnem os valores das categorias em uma só barra que ilustra muito bem a visão total de um determinado item. As cores de cada legenda são separadas de maneira bem evidente.

  • Barras 100% empilhadas e barras 100% empilhadas em 3D: os gráficos exibidos desta maneira compreendem a contribuição de cada valor para a soma de todos eles dentro de uma categoria.
  • Cone, cilindro, pirâmide horizontais: são apenas formatos de barras diferentes que podem ajudar a diferenciar um tópico representado de outro em um relatório ou estudo. Estas formas também podem ser apresentadas em 3D, agrupadas, empilhadas e 100% empilhadas.

Um comentário:

  1. Realmente no momento de gerar relatórios surgem muitas dúvidas quanto a qual tipo de gráfico devemos utilizar, inclusive um dia desses, estava conversando com o Tiago, meu colega de trabalho, a respeito de gráficos para dash boards. Valeu pelas dicas, muito bom!

    ResponderExcluir

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates