sábado, 10 de setembro de 2016

5 Dicas para Deixar seus Gráficos no Excel Profissionais

Uma das melhores ferramentas do Excel são os Gráficos, que servem principalmente para representar visualmente seus dados. Hoje quero dar 5 dicas para deixar seus gráficos no Excel mais profissionais.

1. Classificar seus Dados Antes de Criar o Gráfico

Para melhor visualizar os gráficos é muito importante classificar seus dados antes de criar seu gráfico. No exemplo abaixo fica mais fácil de visualizar o ranking dos produtos mais vendidos após ter os dados de origem classificados.
Gráficos Excel
No gráfico abaixo é muito mais fácil de identificar que o produto C é o mais vendido.
grafico1-depois

Caso queira classificar os dados de origem após criar o gráfico não há problema, pois ao classificar os dados de origem, o gráfico irá atualizar automaticamente.

2. Criar Subtítulo no Gráficos

Para detalhar melhor o conteúdo do gráfico, é interessante inserir um subtítulo abaixo do Título do Gráfico. No exemplo abaixo foi complementado no subtítulo que é referente produtos e em Valores $.
Gráfico no Excel

3. Remover Linhas de Grade do Gráfico do Excel

Por padrão, ao criar um gráfico no Excel é exibido as linhas de grade, mas em maioria dos casos este elemento tira o foco e causa uma maior poluição visual.
Para remover as linhas de grade no Microsoft Excel 2013, clique no gráfico, aba Design – Adicionar Elemento Gráfico – Linhas de Grade e clique na linha que deseja remover.
Linhas de Grade Gráfico Excel
Gráfico com Linhas de Grade na Vertical
Veja baixo como o gráfico fica mais clean.
Gráficos no Excel
Gráfico sem as Linhas de Grade

4. Deletar Legenda Quando há Somente uma Série

Nos gráficos que contém apenas uma série não há necessidade de exibir a legenda. É só mais uma informação para poluir o gráfico. Veja abaixo as diferenças.
Gráfico Barras Excel
Gráfico com Legenda
Abaixo gráfico sem legenda.
Gráfico Barras Excel
Gráfico sem Legenda

5. Navegue pelos temas do Microsoft Excel


O Excel tem vários temas pré-definidos com vários estilos de gráficos. Navegue pelos temas e escolha um que mais se identifique. Só tome cuidado para não poluir muito seus gráficos.
Temas de Gráficos no Excel
Para selecionar um tema, clique no gráfico, vá na aba Design – Estilos de Gráficos e selecione alguns dos estilos pré-definidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações do blog

Seguidores

About

Ads 468x60px

Blogger templates